3. Tratamento

A água coletada do telhado pode conter: compostos orgânicos e inorgânicos (dissolvidos ou em suspensão), e microorganismos (pela contaminação com fezes de animais).

Portanto essa água poderia ser usada, sem tratamento para esgotamento sanitário, limpeza de áreas externas e irrigação de jardins.

Mas se for usada em aplicações tais como lavagem de roupas ou irrigação de cultivos comestíveis é necessário algum tipo de tratamento com uma etapa obrigatória de desinfecção.

Vamos desenvolver um sistema de geração eletroquímica de cloro para fazer um desinfecção com injeção direta de gás cloro (Cl2).

Isso vai exigir a implantação de um sistema de monitoramento da geração de cloro e da concentração (direta ou indireta) do oxidante na água a ser tratada.

Mas ao invés de fazer a desinfecção de todo o volume do reservatório (~180 L), vamos usar como estratégia a desinfecção em batelada de pequenos volumes de água para usos específicos (Ex: lavagem de roupas).

Como etapa inicial vamos fazer um levantamento das possíveis configurações para um gerador eletroquímico de cloro a partir de salmoura.

Links:

Sistema proposto para a geração de H2 e O2, mas que pode ser aproveitado para a geração de Cl2.

Hofmann Voltameter para a geração de H2 e O2, com indicador de pH. Mas que também pode ser aproveitado para a geração de Cl2.

Introduction to microscale chemistry techniques for teaching, mostra um Hoffman Voltameter com seringas que pode ser útil para testes iniciais em pequena escala.