2. Projeto OTO

Neste projeto vamos desenvolver aplicativos com objetivos educacionais que possam ser usados em "modo texto" permitindo o uso de monitores e computadores antigos, que não apresentam bom desempenho em "modo gráfico".

Para isso vamos usar o sintetizador de voz Espeak e a biblioteca CK que oferece praticamente todos elementos gráficos (Widgets) em modo texto para scripts em Tcl.

2.1. Transformando "Lixo Eletrônico (ou Sucata Eletrônica)" em recurso educacional.

Tudo o que consumimos gera resíduos, e com a tecnologia não é diferente. A cada ano surgem aparelhos de celular mais modernos, computadores mais eficientes, TVs maiores etc.

E para onde vão nossos antigos equipamentos elétricos e eletrônicos?

Para o lixo! E na maior parte das vezes sem receber tratamento adequado.

E o Lixo Eletrônico, se descartado de forma inadequada, torna-se um sério risco para o meio ambiente, pois possui em sua composição metais tóxicos, como mercúrio, cádmio, berílio e chumbo, além de outros compostos químicos como os BFRs (Brominated Flame Retardants). Liberados no meio ambiente, os metais tóxicos contaminam o solo e podem contaminar os aquíferos subterrâneas; se queimados, os BFRs liberam compostos tóxicos na atmosfera.(Fonte: Wikipedia)

O lixo eletrônico é um grande problema no mundo e principalmente nos países em desenvolvimento. E de acordo com matéria publicada no jornal O Estado de São Paulo em fevereiro de 2010, o Brasil é o maior produtor de lixo eletrônico entre os países emergentes segundo estudo realizado pelo Programa da ONU para o Meio Ambiente (Pnuma).

Países na África (Ex: Gana) e na Ásia (Ex: China e Índia) recebem grandes volumes de lixo eletrônico da Europa e Estados Unidos, nos quais grande número de trabalhadores realizam, manualmente e sem proteção, a separação de metais de placas de circuito, que liberam resíduos tóxicos no solo e nos rios.

Figura 2. Algumas imagens da situação completamente inadequada de disposição de sucata eletrônica ou a sua reciclagem "manual" em condições inadequadas. (Fonte: BBC).

O artigo Lixo eletrônico - problema e soluções indica 6 iniciativas para atacar este problema.

  1. Alertar para a problemática do lixo eletrônico

  2. Promover o desenvolvimento da indústria de reciclagem do lixo eletrônico

  3. Promover parcerias para Campanha de Educação Ambiental e para coleta dos micros domésticos

  4. Promover o reuso de equipamentos, aumentando seu tempo de vida e reduzindo a quantidade de lixo eletrônico

  5. Promover a Inclusão Digital através do reuso de microcomputadores

  6. Evitar a contaminação ambiental e a saúde pública devido à disposição incorreta do lixo eletrônico

Decidimos escolher 2 iniciativas dessa lista para atuar concretamente:

Conforme descrito na seção Diário Info-Pimentel temos alguns monitores e computadores antigos que estão fora de uso devido aos limitados recursos de memória e processamento para rodar aplicações gráficas mais recentes.

E por isso resolvemos criar o Projeto OTO com o seguinte objetivo:

desenvolver aplicativos com objetivos educacionais que possam ser usados em "modo texto" permitindo o REUSO de monitores e computadores antigos, que não apresentam bom desempenho em "modo gráfico", e compartilhar essas informações "neste site" para que outras pessoas possam replicar essa iniciativa.

Para o desenvolvimento desse projeto utilizamos os seguintes projetos de Software Livre:

Escolhemos inicialmente um computador com um processador Pentium 200 MHz, 30 MB de memória RAM e HD de 4 GB para a primeira instalação do projeto OTO.

Figura 3. Computador utilizado para a primeira instalação do Projeto OTO.

Este computador ficou a disposição dos participantes do 23o. Encontro Estadual de Esperanto do Rio de Janeiro, nos dias 19 e 20 de maio, na cidade de Teresópolis (RJ).

Figura 4. Tela inicial do programa OTO.