3. Química Ambiental - A Química do Meio Ambiente

3.1. Definições

A Química Ambiental é uma Ciência Ambiental. E Ciência Ambiental pode ser resumida como o estudo dos sistemas: terra, água, ar, seres vivos e os efeitos das atividades humanas sobre esses sistemas. Esses sistemas podem ser visualizados esquematicamente pelos seguintes conceitos: Geosfera, Hidrosfera, Atmosfera, Biosfera e a Tecnologia.

Figura 3. Diagrama ilustrativo dos elementos de estudo da Ciência Ambiental

Diagrama ilustrativo dos elementos de estudo da Ciência Ambiental


A Atmosfera consiste na fina camada de gases que cobre a superfície do planeta. Além de funcionar como um reservatório de gases, controla a temperatura do planeta, absorve energia e radiações ultravioleta prejudiciais aos seres vivos, transporta energia para outras regiões distantes da região equatorial e transporta vapor de água no ciclo hidrológico.

A Hidrosfera compreende toda a água do planeta. Falaremos sobre ela mais adiante!

A Geosfera é formada pela terra do planeta Terra!. Mas a parte da geosfera mais envolvida nos processos ambientas é a camada mais externa que interage com a Hidrosfera, a Atmosfera e a Biosfera, chamada de crosta.

E finalmente a Biosfera composta por todos os seres vivos do planeta. O conjunto dos seres vivos e os fatores ambientais estreitamente relacionados com formas de vida são chamados fatores bióticos, os demais fatores ambientais são chamados abióticos.

As interações entre os seres vivos e as várias esferas abióticas do ambiente são basicamente trocas de matéria e energia. É uma economia de trocas, de barganha. Essas trocas são descritas pelos chamados ciclos biogeoquímicos (ciclo do carbono, nitrogênio, fósforo, enxofre e o ciclo hidrológico).

A Tecnologia é incluída devido à sua importância nos diversos processos ambientais, gerando impactos positivos ou negativos.

3.2. Química Ambiental

A área de estudos da Química Ambiental é muito abrangente, inclui as reações dos clorofluorcarbonos na estratosfera ou a análise de PCBs nos sedimento oceânico. Pode também incluir a Química e a bioquímica de compostos organometálicos biossintetizados por bactérias anaeróbias, dentre outros inúmeros exemplos.

Química Ambiental portanto, pode ser definida como o estudo das origens, transformações, transporte, efeitos e o destino (provisório!) das substâncias químicas na água, solo, ar e a influência da tecnologia nesses processos.

Por incrível que pareça, os primeiros profissionais a se ocuparem com essas questões, não foram os químicos, mas os biólogos e os engenheiros. Foram os biólogos os primeiros a observar os impactos ambientais dos pesticidas e os engenheiros os primeiros a encarar o problema da espuma formada pelos detergentes nos aeradores das estações de tratamento de efluentes.

E até hoje, muitos químicos desconhecem e não se interessam pelo assunto!

Entretanto é animador perceber que um número cada vez maior de profissionais da Química estão se interessando pelos problemas ambientais. As universidades tem oferecido mais opções de cursos, os pesquisadores estão direcionando pesquisas para essa área e os profissionais da indústrias estão percebendo que profissionais da área de Química capacitados nas questões ambientais, não apenas evitam problemas com os órgãos de controle ambiental como também podem desenvolver soluções lucrativas na forma de produtos e processos mais sustentáveis.

A Química Ambiental não é apenas a Química tradicional com uma nova embalagem e um novo rótulo. Pelo fato de tratar com sistemas naturais, os problemas permeiam outras áreas do conhecimento a ponto de muitos estudantes acharem mais difícil definir os problemas ambientais na sua totalidade. Os processos químicos não estão mais fechados em um balão ou em um reator, mas ocorrem sem fronteiras definidas.

O entendimento do fenômeno exige o uso de outras ferramentas além daquelas oferecidas pela Química tradicional tais como Microbiologia, Estatística, Informática, Ecotoxicologia, Geologia, Meteorologia, Oceanografia etc.

Por isso quanto mais os profissionais que gerenciam recursos hídricos buscarem conhecer outras áreas do conhecimento, terão mais condições de oferecer soluções mais sustentáveis.

Não estamos sugerindo que todos devam ser especialistas em tudo, mas ter a disponibilidade para aprender os fundamentos de outras áreas do conhecimento facilitando a interação com profissionais de outras áreas e o trabalho em equipe.

E trabalho em equipe é um requisito fundamental para uma abordagem Interdisciplinar, Multidisciplinar e Transdisciplinar [1] das questões ambientais.



[1] Interdisciplinar: interface/interdependência entre as disciplinas ex: Química Orgânica e Bioquímica (relação hipotática, ou subordinada ou "parte" de disciplina)

Multidisciplinar: justaposição de diferentes disciplinas atuando independentemente (relação paratática ou justaposição de disciplinas)> Ex: Físico-Química, Bioquímica

Transdisciplinar: conexão entre as disciplinas resultando na emergência de novas disciplinas. Ex : Avaliação de Risco e impacto ambiental, Legislação Ambiental

Fonte: Seirin Shimabukuro (comunicação pessoal).