12. Reuso de Água

Voltamos ao nosso diagrama das etapas de uso da água para identificar onde é possível visualizar o Uso/Reuso da água.

Figura 57. Etapas no Uso e/ou Reuso da água

Etapas no Uso e/ou Reuso da água

O Reuso e/ou Reciclo de água, estão se tornando cada vez mais comum com as mudanças na relação oferta/demanda.

O Reciclo ocorre dentro de um circuito fechado, antes que ocorra um descarte, como acontece durante a condensação do vapor gerado em um sistema de geração de vapor e reutilização do condensado para gerar mais vapor. Enquanto que o Reuso acontece quando um processo utiliza água descartada de outro processo como insumo, com ou sem tratamento prévio.

No ambiente industrial, a água é usada para várias finalidades destacando-se o seu uso na geração de vapor e como fluido de refrigeração.

O tratamento para a água destinada a refrigeração exige, por exemplo, cuidados para minimizar a corrosão química (Ex: causada por sulfetos), microbiológica (Ex: catalizada por bactérias) e a formação de incrustações (Ex: relacionada com a dureza).

No tratamento para a geração de vapor ainda é preciso remover o Oxigênio Dissolvido (OD) com o uso de hidrazina ou sulfito, controlar a dureza com o uso de complexantes, tensoativos para evitar a formação de incrustações dentre outras providências. Para o uso da água no processamento de alimentos ainda é importante controlar a presença de microrganismos patogênicos e toxinas.

Um dos problemas mais críticos no Reuso de água em ambiente industrial é o acúmulo de sais dissolvidos, especialmente os cloretos com o aumento do número de ciclos de uso, exigindo a diluição com água ou o uso de técnicas como a Osmose Inversa.

Atenção

No entanto é importante lembrar que a Osmose Inversa, assim como outras técnicas baseadas em membranas, é uma tecnologia de alto custo de instalação e de operação, e que o domínio da tecnologia de produção de membranas está restrita a um grupo de poucos países, dos quais o Brasil ainda não faz parte.

Por isso seria altamente recomendável o investimento em pesquisas para o domínio da tecnologia de produção de membranas seletivas (cerâmicas ou poliméricas), e a abertura dessas tecnologias para evitar a dependência tecnológica de alguns poucos monopólios.

Seria também muito interessante a busca por alternativas naturais tais como o uso de vegetais halófitas com capacidade de remoção e acumulação de sais.

Como regra geral a otimização do Reuso de água exige o conhecimento do consumo em cada etapa do processo e as especificações de qualidade para cada aplicação.

Algumas dicas de Reuso estão disponíveis no site www.waterreuse.org/.