4. Química & Tratabilidade Sustentável

Para se entender o papel da Química no conceito de Tratabilidade [1] Sustentável da água é preciso levar em conta outras áreas do conhecimento técnico-científico que estão envolvidas nas diferentes etapas do uso da água. Essa visão integrada é importante para que os profissionais que atuam direta ou indiretamente com Química e Recursos Hídricos possam contribuir mais e melhor na busca de soluções para os desafios que o uso da água apresenta na atualidade e para as gerações futuras, lembrando sempre da regra "buscar a solução dos problemas sem criar novos problemas."

O esquema de integração proposto, não tem a pretensão de ser uma estrutura fechada e definitiva mas apenas uma proposta de visualização Multidisciplinar de como os diversos saberes podem se "encaixar" ao longo das etapas de uso da água.

Figura 4. Água - Um Olhar Integrado

Para entender a lógica deste quebra-cabeça vamos visualizar com mais detalhes as etapas do Ciclo de Uso/Reuso da Água[2] desde a sua captação até o seu retorno ao ciclo hidrológico natural.

Figura 5. Ciclo de Uso/Reuso da Água

Notas

[1]

A tratabilidade pode ser definida como a viabilidade técnica e econômica de se alterar as características de um recurso hídrico visando uma determinada aplicação. Editora Rima)

[2]

Neste artigo da Wikipedia é analisado o Ciclo Urbano da Água