glossário

Analito

Componente ou constituinte de interesse contido em uma amostra.

Estocástico

Estocástico é o oposto de determinístico, significa que ao invés de assumir um valor exato, a grandeza pussui uma distribuição probabilística. Por exemplo, a concentração de nitrato na amostra não é exatamente de 100 mg/L, mas uma distribuição "normal" com média 100 mg/L e desvio padrão de 5 mg/L.

IDE

IDE - do inglês Integrated Development Environment ou Ambiente Integrado de Desenvolvimento, é um programa de computador que reúne características e ferramentas de apoio ao desenvolvimento de software com o objetivo de agilizar este processo. (Fonte: IDE)

Sketch

O programas para serem gravados no microcontrolador da placa Arduino são chamados de Sketches

Transdutor

O termo transdutor refere-se especificamente aos dispositivos que convertem uma informação não-elétrica em uma informação elétrica e vice-versa. Por exemplo: fotodiodos, fotomultiplicadoras, e outros fotodetectores eletrônicos que produzem corrente ou voltagem proporcional à potência radiante da radiação eletromagnética que incide sobre suas superfícies. Outros exemplos incluem transdutores de intensidade de campo magnético por efeito Hall, termistores e medidores de deformação.

A relação matemática entre a saída elétrica e a entrada (potência radiante, temperatura, força ou intensidade de campo magnético) é chamada função de transferência do transdutor. (Fonte: Skoog, 2002)

GLOB

GLOB é um termo utilizado no contexto de programação de computadores para descrever uma forma de casamento de padrões. Vários interpretadores de comandos, como por exemplo o Bash no Unix, implementam a funcionalidade de glob para efetuar busca por arquivos. (Fonte: Wikipedia)

Artefato

Artefato (processamento de sinal) - em processamento de sinais, é qualquer elemento que não existe no sinal original (sinal de entrada), mas que aparece no sinal processado (sinal de saída), como resultado de imperfeições no processamento (Fonte: Wikipedia)

Realidade

Realidade: significa em uso comum Tudo o que Existe. Em seu sentido mais livre, o termo inclui tudo o que é, seja ou não perceptível, acessível ou entendido pela ciência, filosofia ou qualquer outro sistema de análise. (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Realidade)

Erro Padrão da Média

Representa o quanto a média da amostra se aproxima da média da população. Quanto maior for o tamanho da amostra, menor será o erro padrão e mais perto os valores das duas médias estarão um do outro. Para realizar esse cálculo, divida o desvio padrão pela raiz quadrada de n (o tamanho da amostra). Erro padrão = s/sqrt(n). (Fonte: Desvio e Erro Padrão)

Axioma

Na lógica tradicional, um axioma ou postulado é uma sentença ou proposição que não é provada ou demonstrada e é considerada como óbvia ou como um consenso inicial necessário para a construção ou aceitação de uma teoria. Por essa razão, é aceito como verdade e serve como ponto inicial para dedução e inferências de outras verdades (dependentes de teoria). (Fonte: Axioma - Wikipédia)

Um exemplo é o axioma da Causalidade utilizado em todas as áreas da Ciência: Todo fenômeno tem uma causa.

Em todas as áreas da ciência a causalidade é fator chave, e não tem-se teoria científica - ao menos até a presente data - que viole a causalidade. (Fonte: Método Científico - Wikipedia)

Bacia Hidrográfica

A bacia hidrográfica é uma área de captação natural da água de precipitação da chuva que converge os escoamentos para um único ponto de saída. Este ponto de saída é denominado exutório. (Fonte: A BACIA HIDROGRÁFICA)