A. Carvão Ativo

Resposta à nossa amiga Mirlene no fórum Água - Um Olhar Integrado com relação à capacidade do Carvão Ativo de adsorver amônia.

Pelo que tenho visto o carvão ativo consegue adsorver um pouco de amônia.

Mas um pouco é uma expressão indefinida. Não oferece uma referência quantitativa.

Uma resposta mais adequada seria: depende!

Mas depende de que?

Primeiro vamos lembrar que existem vários tipos de carvão ativo.

O carvão é obtido a partir de várias fontes: madeira, turfa, lignita e até de ossos.

É produzido pela carbonização em condições anaeróbicas abaixo de 600 °C seguida de uma etapa de ativação que consiste numa oxidação parcial. Essa ativação pode ser feita com CO2 (600-700 °C) ou água (800-900 °C).

O carvão ativado pode ser usado na forma de pó (partículas com 50-100 μmde diâmetro) ou granulado (partículas com 0,1-1 mm de diâmetro). (Fonte: Environmental Chemistry, Stanley Manahan)

Isso não vai afetar a área superficial mas vai influenciar no tempo de contato da amostra com o carvão.

A adsorção de moléculas na superfície do carvão pode ser Física (ou de van der Walls), quando envolvem dipolos permanentes ou dipolos induzidos, ou Química, quando envolvem ligações químicas entre o adsorvato e a superfície do adsorvente formando um composto químico de superfície ou um complexo de adsorção. (Castellan)

Outro aspecto importante é a Capacidade Adsortiva que é a quantidade de adsorvato adsorvida por unidade de peso do adsorvente.

A capacidade adsortiva para amônia pode variar para os diferentes tipos de carvão.

Outro aspecto a considerar é as condições da solução (pH, temperatura), tempo de contato e as condições de fluxo: batelada ou fluxo contínuo (leito fixo ou leito fluidizado)

Lembrar que o carvão vai ficar saturado. E aí? O que será feito? Vai ser descartado ou regenerado?

Qual a configuração física do sistema? A cloração será antes ou depois do carvão. Lembrar que o carvão remove cloro! E a amônica reage com cloro formando cloramina(s).

Portanto, sugiro que sejam feitos alguns testes em laboratório testando diferentes tipos de carvão em diferentes condições de fluxo com a água que você pretende tratar.

Um artigo com mais algumas informações sobre carvão ativado está disponível no link: www.meiofiltrante.com.br