glossário

Anóxico &Anaeróbio

Segundo Gary W. vanLoon, 2000, no capítulo Biological processes for removal of phosphorus and nitrogen from waste water, pág. 361, ambiente anaeróbio é definido como um ambiente que não contém oxigênio molecular (O2), enquanto que ambiente anóxico não contém oxigênio tanto na forma livre (O2) como combinada (NO3-, SO4-2, etc.).

Mas segundo Carlos e col. anóxica é uma condição de ausência de oxigênio, mas com presença de nitratos e nitritos.

Stroo e Ward, 2010 explicam com mais detalhes que anóxico é um termo grego com o prefixo an, que significa não ou sem e a raiz óxico que, em um contexto científico refere-se a oxigênio. Portanto, etimologicamente, anóxico significa sem oxigêngio.

No entanto o conceito de ausência de oxigênio está restrito ao limite de detecção das técnicas de medida de oxigênio dissolvido em água, que está está na faixa de 0,1 a 0,5 mg/L. Portanto anóxico é um conceito operacional restrito às limitações práticas de medida de oxigênio dissolvido.

O termo anóxico não faz referência ao aceptor final de elétrons usado nas rotas metabólicas na ausência de oxigênio. No livro citado (Stroo e Ward, 2010) os autores esclarecem que o termo anóxico foi usado para se referir a condições nas quais as concentrações de oxigênio dissolvido estão abaixo do limite de detecção do método.

Na mesma referência (Stroo e Ward, 2010) os autores explicam que anaeróbio é um termo grego composto pelo prefixo an que significa sem, o prefixo aero que significa ar e a raiz bio que significa vida ou vivo. Portanto, etimologicamente, anaeróbio significa vida ou atividade na ausência de ar. No entanto essa interpretação literal é enganosa, porque o termo anaeróbio é usado quase exclusivamente para se referir à ausência de oxigênio livre mas não à ausência de nitrogênio, presente no ar em 78% (em volume).

E finalmente os autores esclarecem que o termo anaeróbio também está sujeito aos limites de detecção de oxigênio dissolvido e se referem aos processos microbianos que são relavantes em concentrações de oxigênio dissolvido abaixo do limite de detecção de 0,1 mg/L. Enquanto que aeróbio é usado para se referir aos microorganismos que utilizam o oxigênio como aceptor final de elétrons na cadeira respiratória.

No site da USGS também se encontram algumas definições para Anóxico e Anaeróbio.

Portanto quando estiver lendo um texto sobre o asssunto, procure descobrir o que o autor quer dizer quando usa os termos anaeróbio ou anóxico!

Conceito

Conceito: instrumento mental que nos serve para pensar as diversas realidades, representando-as no nosso espírito. Por ele nós pensamos um conjunto de propriedades (formando a sua compreensão) como realizadas num conjunto de Objetos (constituindo a sua extensão) (M. Gex). O conceito reúne as características comuns ao conjunto de seres da mesma espécie, distinguindo-os dos seres constitutivos de outra(s) espécie(s). Enquanto representação mental, o conceito distingue-se do termo, a sua expressão verbal. Assim, o conceito de ser humano (animal racional) pode exprimir-se pelos termos homem, hombre, homme... (Fonte: http://spider.ufrgs.br

Conceito também foi definido como uma regularidade (ou padrão) observável em Eventos ou Objetos, ou registros (dados) de eventos ou objetos, designados por um rótulo (ou termo). O rótulo para a maioria dos conceitos é uma palavra, embora às vezes possam ser usados símbolos como + ou %, e às vezes mais de uma palavra é usada.(Fonte: The Theory Underlying Concept Maps and How to Construct and Use Them.

Eventos e Objetos: Eventos (ou ocorrências) são coisas que acontecem, como crescer, comer, correr, guerras e assim por diante. Objetos são unidades de "coisas" ou de "matéria", tais como sujeira, planta ou erva daninha. Tudo em o Universo é um evento ou um objeto. Todos os eventos envolvem objetos, até mesmo mudanças nas formas de energia envolvem objetos de alguma forma. Nossos conceitos nos ajudam a perceber regularidades nos eventos ou objetos.Learning, creating, and using knowledge: concept maps as facilitative tools in schools and corporations

Entidade

Entidade: aquele ou aquilo que tem existência distinta e independente, quer real, quer concebida pelo espírito; ente, ser:

Objeto

Objeto: O conhecimento humano tem dois elementos básicos: um sujeito e um objeto. O sujeito é o homem, o ser racional que quer conhecer (sujeito cognoscente). O objeto é a realidade (as coisas, os fatos, os fenômenos, os processos) com que coexistimos. o homem só se torna sujeito do conhecimento quando está diante do objeto a ser conhecido. A realidade só se torna objeto do conhecimento perante um sujeito que queira conhecê-la. O próprio homem pode ser objeto do conhecimento. (Fonte: http://filosofiadopiotelles.blogspot.com/2008/03/sujeito-e-objeto-do-conhecimento.html

Realidade

Realidade: significa em uso comum Tudo o que Existe. Em seu sentido mais livre, o termo inclui tudo o que é, seja ou não perceptível, acessível ou entendido pela ciência, filosofia ou qualquer outro sistema de análise. (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Realidade)

Sistema

Sistema: Conjunto da partes ou dos elementos de um todo, coordenados entre si, e que funcionam como estrutura organizada.