32. Sistema com Comutação, Bombeamento e Detecção para a Avaliação da Capacidade de Adsorção de Carvão Ativo - II

Devido às dificuldades que tivemos para o funcionamento adequado do sistema de bombeamento passivo pelo princípio de Mariotte (devido a problemas de vedação), decidimos aumentar a complexidade do sistema incluindo uma bomba de seringa e mais uma válvula.

Um dos requisitos desse sistema é garantir o funcionamento simultâneo do detector fotométrico, da bomba de seringa e de uma das válvulas.

Ao longo do experimento a bomba de seringa, com capacidade de 5mL, deverá ser recarregada diversas vezes, e uma das válvulas de comutação deverá conectar a seringa com o reservatório para o carregamento e conectar a seringa com a coluna na etapa de eluição.

Essa sequência deve ser repetida enquanto durar o experimento e enquanto isso o detector deve fazer aquisições contínuas de maneira independente.

Inicialmente é feito o condicionamento (preparo) da coluna com água destilada até o início do teste com água contaminada.

Com o início do teste também é iniciado o monitoramento das leituras fotométricas.

E o teste será finalizado quando as leituras atenderem ao critério de parada com base em um valor limite preestabelecido (set point), ou seja, o teste será finalizado quando a leitura fotométrica for maior (>) ou menor (<) do que o set point.

A figura 371 mostra as etapas de preparo, teste e monitoramento para a avaliação da eficiência de carvão ativo.

Figura 371. Diagrama de fluxo geral das etapas de preparo, teste e monitoramento do sistema para avaliar a eficiência de carvão ativo.(Fonte: https://tinyurl.com/466rzsv9)

Diagrama de fluxo geral das etapas de preparo, teste e monitoramento do sistema para avaliar a eficiência de carvão ativo.(Fonte: https://tinyurl.com/466rzsv9)